Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Desabafos,desatinos e aventuras de uma emigrante em África.
E o terceiro dia de visita foi reservado para descobrir o Coliseu e o Fórum Romano. Já vos contei os primeiros dois dias aqui e aqui.
Mais uma vez, compramos os bilhetes online para ambos, se bem que para o Fórum Romano não apanhamos filas de entrada. Já para o Coliseu, mesmo que tenhamos o bilhete comprado com antecedência, ainda vamos para uma fila para a bilheteira e depois para outra fila de entrada no Coliseu. Estava uma maré de gente, para não ser diferente do dia anterior. As filas eram enormes. Acho que a maior parte das pessoas escolheu visitar o Coliseu de manhã e o Fórum de tarde, tal era a diferença entre as filas da manhã para a tarde.
O Coliseu, tal como esperado, é de um imponência espantosa. É realmente grande e apesar de grande parte estar destruído, consegue-se perceber perfeitamente como estava estruturado. É também possível ver ao lado do Coliseu, o famoso Arco de Constantino. Ambos ficam na considerada zona velha (antiga) da cidade, mas fora do Fórum Romano (da parte vedada que é paga para visitar).
Da parte da tarde seguimos para o Fórum Romano. Nesse dia o fórum fechava mais cedo, pois tinham um evento televisivo a realizar-se no espaço. A área que é possível visitar é bastante grande. Vale a pena um passeio pelas ruínas, ver os jardins, os templos e o museu (pequeno para o que esperava).
Antes da viagem li alguns blogs e uma das dicas mais interessantes foi a referência à existência de diversas fontes de água potável espalhadas pela cidade. Assim só precisavamos de ter uma garrafa de água à mão, e enchiamos sempre que passavamos numa fonte. Dentro do Fórum existem uma série delas e a água saía bem fresca, independentemente dos mais de 30 graus que estavam. Outro pormenor interessante, é que existe um roteiro à volta do Fórum Romano, que permite aos turistas ver as ruínas sem terem que comprar bilhete. É obvio que não tem acesso às mesmas coisas e há muito que fica por ver, mas é uma óptima solução para quem tem pouco dinheiro para gastar.
Depois do Fórum e como ainda estávamos a meio da tarde, decidimos passear pela cidade. Fomos em busca de um gelado e, vira aqui e vira ali, demos por nós na Fontana di Trevi. Que lugar deslumbrante. Fiquei apaixonada. Sem dúvida, o sítio que mais gostei de visitar em Roma. E fiz questão de visitar a fonte de tarde, de manhã e de noite nos restantes dias. E não houve um em que não estivesse cheio de gente. E sim, atirei a moedinha claro!
Depois regressamos à parte velha e demos um passeio passando pelo monumento a Vitor Emanuel na praça de Veneza, pelo Museu Capitolino, em direcção à Boca da Verdade. Infelizmente, quando lá chegamos, tinha fechado há 10 minutos. De qualquer forma, não ia poder entrar pois estava de calções, e é mais um dos sítios em que é necessário ter ombros e pernas cobertas. Ainda assim, deu para ver o local por fora das grades.
Passamos a ponte a pé e fomos até ao Bairro Trastevere. Fiquei um pouco desapontada, achei muito parado. Talvez fosse mais interessante de se visitar à noite. Assim, acabamos por fazer a marginal do rio e percorrer ruas que ainda não conhecíamos e mais uma vez, jantar num daqueles restaurantes situados numa pracinha simpática.
A esta altura, as pernas já estavam mais que falecidas. E ainda faltava conhecer a cidade, coisa que deixamos para o 4º dia.
E obrigada ao Sapo por mais um destaque no dia 24/09/2016!
Até já!*