Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Desabafos,desatinos e aventuras de uma emigrante em África.
Este ano foi atípico. Pouco choveu cá em Tete. Apesar dos meses considerados de chuva serem principalmente 3 (Dezembro, Janeiro e Fevereiro), este ano não se consegue identificar um mês de chuva. Nos anos anteriores, presenciei aqui as maiores chuvadas de sempre. Acho que nem sabia que podia chover tanta água em tão pouco tempo! Aqui bastam 10 minutos de chuva intensa para causar cheias. Os solos de origem calcária não ajudam à dispersão da água, visto que depois de absorverem uma certa quantidade de água, ficam saturados e a água não se infiltra, ficando à superficie causando cheias, lagos e charcos.
Normalmente, antes de vir uma chuvada vem um vendaval. Uma ventania doida, anda tudo pelo ar, principalmente pó que é o que mais há nestas bandas. A visibilidade na estrada chega a ser mesmo muito condicionada. Depois chegam as nuvens negras, normalmente acompanhadas de trovoadas. Por vezes não chove mas troveja durante horas. È possível estar cá fora e olhar em volta e ver relâmpagos em todas as direcções. No Porto era raro trovejar e quando acontecia era um trovão de quando em vez...nada de mais. Aqui é surreal. Chega a ser um espectáculo da natureza. Dias inteiros de chuva dificilmente acontecem. Podem ser 9h da manhã e estar sol, às 10h estar encoberto e cair um temporal às 11h e às 14h já está o tempo limpo, sol a torrar e a criar uma humidade louca. São dias muito abafados e nada fáceis de suportar para quem trabalha ao ar livre. Apesar de tudo já presenciei fenómenos magníficos. É possível diferenciar facilmente onde está a chover e onde não está...e consegui ver sol e chuva ao mesmo tempo, coisa que nunca tinha visto antes.
Deixo-vos abaixo algumas imagens, uma delas referente à previsão meteorológica para o dia 17 de Dezembro de 2012, que na altura se veio a comprovar. Podem ver que tivemos alternância entre chuva e sol no mesmo dia mais do que uma vez, e a sensação térmica esperada (real feel) devido à humidade foi enorme, diferindo mais de 10 graus da temperatura atmosférica.
Até já!*