Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O regresso.

Por M&Ms, em 20.09.16

Para regressar a Moçambique tive que apanhar 3 aviões. A viagem é longa e chata, tanto na duração dos vôos como na duração das escalas. O trajecto que fiz foi o oposto ao que tinha feito para ir a Portugal. Desta vez fui ao aeroporto de Istambul, que ainda não conhecia. Normalmente, quando saio de Tete, costumo fazer escala em Joanesburgo e depois em Frankfurt ou então voo de Maputo directamente para Lisboa.

 

Posso dizer que viajar na Turkish Airlines foi uma boa surpresa. Fiz os dois trajectos mais longos nesta companhia. Ou seja, as 10h de viagem entre Joanesburgo e Istambul e as  5h de viagem entre Istambul e Porto. Os aviões são agradáveis e no vôo mais longo oferecem uma bolsa de fecho com meias, uma venda, uns chinelos, um bálsamo para os lábios e uma escova e pasta de dentes. Quanto às comidas, não posso opinar pois como sou muito esquisitinha, normalmente evito comer nos aviões. Sempre que arrisco e penso “não, vai ser hoje que vou gostar”...arrependo-me sempre. Até o próprio cheiro da comida enquanto está toda a gente a comer, me enjoa. Por isso...não, obrigada. A grande falha desta companhia, é a dificuldade em fazer o check-in online. Porque para vôos longos, acreditem que é importante sermos nós a escolher o nosso lugar, além de ficarmos com o check-in despachado e termos que perder tempo só a entregar as bagagens. Não consegui fazê-lo em nenhum dos trajectos infelizmente.

 

As escalas também são uma chatice. Desta vez, por exemplo, fiquei 5 horas em Istambul e 6 horas em Joanesburgo antes de apanhar o último vôo para Tete, este de 2 horas. Passeia-se, come-se qualquer coisa e lê-se. E depois fica-se com um sono...mas estando sozinha não convém adormecer, até porque tinha bagagem de mão. Saí do Porto às 12h30 e cheguei a Tete no dia seguinte às 18h30...não há como não parecer um zombie. Ainda fui dormitando nos vôos, mas acordei muitas vezes dado ao desconforto da posição, que normalmente me causa bastantes dores nos joelhos e no fundo das costas. O que arranjei foi uma bela dor de cabeça que durou até ao dia seguinte, de andar a dormir de hora em hora. E o que ainda me safou foi a minha almofadinha azul em forma de ferradura para colocar no pescoço, senão nem 10 minutos dormia.

 

Quando cheguei ao Porto, tinha acabado de fazer escala em Ataturk - Istambul às 6h da matina. Achei que o aeroporto tinha bom aspecto, tem uma área de cafés e restaurantes bastante simpática e algumas lojas. Para a hora que era, ainda achei que tinha um fluxo de pessoas aceitável. Aliás, cheguei a falar bem do aeroporto a uma ou duas pessoas, tal tinha ficado impressionada. Isto foi uma semana antes do atentado ao aeroporto, quando uns 3 fulanos se fizeram explodir lá dentro na zona do check-in. No regresso, voltei a fazer escala no mesmo sítio mas desta vez à noite, entre as 20h e a 1h da manhã. Beeeeem...irreconhecível. Parecia um outro sítio. Apinhado de gente. Onde quer que fosse... Gente sentada e deitada no chão. Andei montes de tempo a passear e a fazer tempo, porque não encontrava um sítio pacífico para me sentar e relaxar um bocadinho antes do vôo. Pior...era lixo e mais lixo no chão e nos bancos. As casas de banha imundas, como chão sempre cheio de água. E quando se passava num corredor de bancos apinhados, era um cheiro tão estranho...depois percebi que estava toda a gente descalça e...eureka! Que má experiência...

 

Isto tudo para vos dizer que, a aventura não é só o estar aqui. O chegar cá também engraçado (ou não) por vezes.

 

Até já!*

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

às 11:24


3 comentários

Imagem de perfil

De Chic'Ana a 20.09.2016 às 11:32

E eu já estava cheia de saudades de te ler =)
Imagem de perfil

De M&Ms a 20.09.2016 às 11:38

Obrigada querida. Eu já ando a preparar umas coisinhas! Tenho passado regularmente no teu e ando-me a divertir com as aventuras da irmã despassarada
Imagem de perfil

De Chic'Ana a 20.09.2016 às 11:39

lolol, sim, eu de vez em quando vinha aqui ver novidades, mas nada! =)

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor




Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D