Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O encanto de Roma - Parte 2

Por M&Ms, em 23.09.16

O segundo dia em Roma foi reservado para ir ao Vaticano. A preparação para este tipo de visita é fundamental. Não só a compra antecipada de bilhetes, para não se perderem horas em filas de espera, como a consulta dos regulamentos dos locais. Para se entrar no Vaticano devem-se ter os ombros cobertos e não se podem usar saias ou calções curtos, o que me custou, confesso, pois estava um dia bastante abafado.

 

Marcamos a nossa entrada nos Museus do Vaticano para as 9h30 e como ainda ficava distante do hotel, fomos de metro. Tinha o mapa na mão e a máquina fotográfica ao ombro. Desta vez optei por não andar de carteira nem mochila nem nada que me incomodasse. Pleno Julho, sol e calor...quanto menos coisas para atrapalhar, melhor. Arranjei forma de levar apenas a bolsa da máquina fotográfica com os documentos necessários e chegou.

 

Quando vi a fila de gente que estava para entrar, deixei de chorar os 10 euros a mais que se dá pela compra online do bilhete. Afinal, tempo é dinheiro, e valeu bem a pena ter entrado directamente para a bilheteira. Acho que foram 10 minutos até entrarmos nos museus. A partir daí podemos optar em que museu entrar ou se queremos ir directamente à Capela Sistina, que fica no final do percurso.

 

 

IMG_1373.JPG

 

 

IMG_1396.JPG

 

Estou longe de ser o tipo de pessoa que devora museus, principalmente se for para ver quadros e afins. Gosto de museus militares e arqueológicos. Mas tive que me render. Além de encontrar coisas que não imaginava estarem no Vaticano (como múmias), rendi-me às pinturas nas paredes e tectos.

Íncrivel a quantidade de gente que já estava no Museu àquela hora, mas já estava a contar pela altura do ano que era. Houveram corredores que nem consegui apreciar como queria, tal era o mar de gente. Acabava mais por ser “go with the flow”...

 

 

IMG_1401.JPG

 

 

IMG_1405.JPG

 

 

IMG_1417.JPG

 

A Capela Sistina é realmente uma obra de arte, fiquei completamente abismada. Infelizmente não é permitido tirar fotografias.  A visita aos museus durou umas 3 horas e quando saímos fomos almoçar para prosseguirmos com a visita na praça de S.Pedro, ver a Basílica e subir à cúpula.

 

 

IMG_1455.JPG

 

A praça de S.Pedro é enorme, tal como esperava. Muito bonita, com a basílica a destacar-se no fundo. Ainda vimos uma perseguição em plena praça, um carro da polícia a perseguir um vendedor ambulante. Foi só para o assustar e fazer sair da praça, mas foi engraçado. Parecia um filme.

Entramos na basílica e é tão grandiosa por dentro como parece ser defora. Os tectos tão altos e trabalhados...que só me faziam tentar imaginar como alguém construiu aquilo no séc.XVI.

 

 

IMG_1468.JPG

 

IMG_1509.JPG

 

Entretanto quando saímos da basílica, estava a ficar o céu nublado. Seguimos para a cúpula e a decisão foi subir sem elevador, ou seja, 551 degraus. Não que as perninhas já não estivessem um pouco bambas, afinal desde a tarde anterior que já tínhamos caminhado bastante, mas achei super giro subir a pé. E as vistas são...de tirar a respiração. É possível ver toda a cidade...a praça, o Castelo de Saint Angelo (onde fomos a seguir) e ao longe o Coliseu. Também se podiam ouvir alguns trovões e perceber que, não iria demorar muito para chover.

 

 

20160725_154946.jpg

 

 

IMG_1530.JPG

 

Seguimos para o Castelo já debaixo de chuva. Mas nada que nos impedisse de continuar. Aliás, só se tornou um pouco desagradável quando estava na fila para entrar (e ainda foram uns 15 minutos). Depois acalmou, e com o calor que estava, rapidamente ficamos secos. O Castelo é interessante, mas pensei que tivesse mais para ver. Vale pelas vistas no último piso, e também li algures que o pôr-do-sol visto de lá é fantástico, mas as nuvens não me deixaram confirmar essa opinião.

 

 

20160725_164310.jpg

 

Para finalizar o dia, atravessamos a ponte a pé e como entretanto a chuva parou, optamos por regressar ao hotel a pé, acabando por jantar pelo caminho. E voltamos a passar pela praça de Espanha, que passou a ser o nosso local de eleição para jantar. 

 

Mas ainda não acabou...

 

Até já!*

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

às 15:19


6 comentários

Imagem de perfil

De RP a 23.09.2016 às 15:42

Ai Roma, Roma que inveja :)
Imagem de perfil

De M&Ms a 24.09.2016 às 12:39

É definitivamente um destino a revisitar, ou a por na lista,para quem ainda não visitou!
Imagem de perfil

De The Travellight World a 23.09.2016 às 18:18

Os museus do Vaticano e a Basilica de S. Pedro são realmente excepcionais, fiquei maravilhada a primeira vez que visitei. Parabéns pelo post, gostei muito de ler!
Imagem de perfil

De M&Ms a 24.09.2016 às 12:40

Obrigada! É sem dúvida uma cidade cheio de lugares encantadores! Adorei!
Imagem de perfil

De João Sousa a 27.09.2016 às 11:48

Imagino que a polícia a perseguir o vendedor ambulante seja uma reencenação actualizada do episódio dos "vendilhões do templo".
Imagem de perfil

De M&Ms a 27.09.2016 às 13:55

E que continua a fazer todo o sentido...se o local é sagrado,é sagrado. Há que respeitar.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor




Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D