O encanto de Roma - Parte 1

Por M&Ms, em 22.09.16

Eu sei que este é um blog exclusivamente “africano” mas como adorei o meu destino de férias, acho que vale a pena partilhar um bocadinho da minha viagem convosco. Este ano o destino escolhido foi Roma. Já tinha gostado de Paris, que visitei em 2013, mas Roma...Roma superou. Superou Paris, superou as expectativas, superou tudo.

Bem,mas vamos por partes, senão este post fica muito extenso.

Aterramos em Roma pela hora do almoço, o que nos deu tempo suficiente para ir ao hotel deixar as coisas e ainda poder dar um passeio de tarde. Decidimos à partida que preferíamos ficar num hotel mais baratinho, dado que a ideia era só mesmo lá por os pés para dormir, e ficar com mais dinheiro disponível para gastar na cidade. Assim foi.

Escolhemos um hotel que ficasse  relativamente perto da Estação Termini, pois no aeroporto iríamos apanhar o Leonardo Express, que em 30 minutos chegaria a esta estação. Não é barato, o bilhete foi 16 euros por pessoa, mas é mais cómodo e o tempo de viagem compensa em relação à outra opção, que seria uma hora de viagem por 12 euros. O hotel, de 3 estrelas, era pequeno e simples, mas servia para o gasto e o quarto até tinha sido renovado recentemente. Infelizmente tivemos o azar de, termos de partilhar o andar com uns jovens na casa dos 18 anos, que lá estavam numa espécie de visita de estudo e que faziam bastante barulho. Mas depois de umas chamadas de atenção, as coisas lá se compuseram.

Era domingo e eu não tinha marcado nada de especial para a tarde, a não ser dar um passeio nos jardins da Galeria Borghese. Como a extensão dos jardins era grande, decidimos fazê-lo numa espécie de bicicleta dupla em que apenas um dos volantes funcionava (e não era o meu) e tinha um motor de arranque nos pedais (não nos meus...). Digamos que foi uma aventura, porque o travão era dos fracos e havia muitas subidas e descidas. Ainda nos aventuramos lá pela mata e achei seriamente que estivemos perto de perder alguns dentes, mas no final tudo acabou bem.

Depois dos jardins fomos explorando as ruas da cidade.Uma das coisas que mais me impressionou em Roma é a facilidade com que encontramos um monumento, uma praceta simpática ou uma igreja. Mesmo na rua mais simples, podemos encontrar algo que nos apaixone.Tentamos ao máximo evitar o uso do metro e percorrer a cidade a pé.

Acabamos por ir dar à Praça de Espanha, local por onde iríamos passar diversas vezes nos dias seguintes. Infelizmente a famosa escadaria da Praça de Espanha estava vedada aos turistas por motivos de recuperação, mas mesmo assim deu para sentir a magia do local.

Como esperado para o mês de Julho, muitos turistas em todo o lado e um calor que não sendo muito bom para durante o dia, foi perfeito para as noites. Por incrícel que pareça, chegamos a apanhar umas pingas de chuva nessa noite (e no dia seguinte também!). Jantamos numa esplanada numa daquelas ruas típicas, e claro...massa! Depois regressamos ao hotel para descansarmos, pois tínhamos o dia seguinte reservado para visitar o Vaticano logo cedo.

Infelizmente não tenho muitas fotos deste início de viagem, pois a ideia era dar um passeio descontraído e deixei a máquina fotográfica no hotel. Valha-nos as câmaras dos telemóveis.