Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Moçambique de luto.

Por M&Ms, em 27.11.16

Já ando há uma data de tempo para escrever sobre este assunto, mas infelizmente o trabalho não me tem deixado vir aqui ao blog. 

 

No passado dia 17 de Novembro, o rebentamento de uma cisterna de combustível matou cerca de 90 pessoas e feriu outros tantos. Aconteceu na província de Tete, no distrito de Moatize, na localidade de Chipiridzange, quando o camião seguia da Beira para o Malawi. Chegou a passar nas notícias em Portugal, pois tive bastantes pessoas que me ligaram preocupadas para saber o meu estado.

 

"E como é que acontece uma tragédia destas?" perguntam vocês...ora, houveram bastantes teorias.

Inicialmente, soube-se que o camião estava estacionado e que uma série de pessoas o estariam a assaltar para roubar combustível, usando uma motobomba que entrara em curto circuito incendiando o tanque de combustível e causado a posterior explosão.

No dia seguinte, na rádio BBC, ouvia-se que o que possivelmente tinha causado o acidente, teria sido um relâmpago ou um isqueiro.

Depois, surgiu um video na internet, onde mostrava a cisterna a arder mas sem ter explodido, sendo que o motorista do camião até estava a desengatar o atrelado em chamas do camião e haviam alguns curiosos a assistir ao acontecimento. 

 

Para não me alongar e após tanta informação e contra-informação, passo à versão final. O que é que aconteceu realmente? 

Descobriu-se que a razão da paragem do camião naquela zona, teria sido para fazer negócios ilícitos. O motorista iria vender combustível a uns vendedores de rua e um curto-circuito na motobomba que usava para tirar o combustível do primeiro tanque, causou o incêndio. Isto, aconteceu no dia 16 de Novembro.

Entretanto, o motorista malauiano deixara a cisterna a arder para trás e fugira. Isto atraiu muita população das redondezas que no dia 17 de Novembro, já com o fogo extinto, decidiu roubar o combustível que ainda se encontrava no camião,dentro do segundo tanque que ainda estava selado. Não sei o que provocou a explosão do segundo tanque, mas como se tinham reunido várias pessoas à volta e em cima do camião, a quantidade de feridos e mortos foi tragicamente grande e continua a aumentar.

 

Deixo um video, com imagens sensíveis, que mostra o que aconteceu:

 

 

Infelizmente, o roubo de combustível continua a ser um problema por estas bandas. Muitas empresas sofrem de furtos constantes até por parte dos próprios trabalhadores. Neste caso, correu muito mal para o motorista que queria ser esperto, dando origem a que pessoas de muito pouca formação se expusessem a um perigo iminente, resultando numa tragédia de grandes proporções. Morreram crianças, mulheres grávidas...pessoas que não deveriam sequer estar perto de um local como este, mas que não tiveram noção do risco que corriam.

 

Até já!*

 

 

 

às 11:09


2 comentários

Imagem de perfil

De Chic'Ana a 26.01.2017 às 09:30

Já tenho saudades. Como estão a correr as coisas?
Beijinhos
Imagem de perfil

De M&Ms a 01.02.2017 às 16:32

Ando falecida!!! Entrei num projecto novo e não tenho tempo para nadinha!Ainda esta semana pensei no blog e na minha graaande ausência! Tenho que ver se arranjo um tempinho para dar o ar da minha graça...mas está complicado! E o pior é que não vos consigo ler Ai ai ai ai!!! Um beijinho menina Chic'Ana!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D